A Proteção no Trabalho já está utilizando novos instrumentos de medição importantes na análise de riscos físicos e químicos nas empresas clientes.
O dosímetro de ruído é utilizado para medir a intensidade sonora de um ambiente em decibéis (dB). A exposição a níveis acima do tolerável – 140 db é o máximo que os tímpanos suportam, apesar do desconforto e danos começarem antes, em 90db – pode induzir à perda auditiva (ou PAIR). O modelo adquirido pela Unimed em agosto é portátil, sendo fixado no trabalhador para mensurar a carga de ruído diária recebida.
A bomba de amostragem de poeira e gases é um equipamento empregado em várias áreas da indústria, com a função de coletar gases e vapores, poeiras respiráveis e agentes químicos que oferecem perigo à saúde dos funcionários. O modelo do setor é totalmente digital e programável, com bateria recarregável, leve e ergonômico.
Tão importante quanto o desempenho é a manutenção dos equipamentos, para garantir uma leitura adequada. Assim, tanto o dosímetro quanto a bomba vem acompanhados por calibradores, que asseguram a confiabilidade na medição. A coordenadora da Proteção no Trabalho, Susana de Souza, explica: «O investimento em equipamentos e tecnologia de ponta faz parte do nosso compromisso de prestar atendimento de qualidade. Através do dosímetro e da bomba de amostragem, os nossos clientes vão obter laudos com uma medição mais apurada, que são uma garantia contra eventuais causas trabalhistas».